Justificativa:

 

O senhor Luiz Vetorazzo, nasceu no dia vinte e nove de junho de 1892 em Cavaso Del Tomba, na província de Treviso, norte da Itália.

 

Era filho do senhor Antônio Vetorazzo e Ângela Bellicanta Vetorazzo.

 

Aos cinco anos de idade veio com a sua mãe e irmãos para o Brasil, para onde seu pai já tinha vindo, que depois de ter se instalado trouxe a família, pois já estava trabalhando na construção da Indústria Votorantim.

 

Na adolescência, começou a trabalhar na Indústria Votorantim, onde foi chefe da seção de fundição.

 

Contraiu núpcias com a senhora Stella Sartor, filha de italianos conterrâneos de Cavaso Del Tomba com quem teve seis maravilhosos filhos: Orlando Vetorazzo (falecido), Ondina Vetorazzo, Antônio Vetorazzo, Célia Vetorazzo Elias, Vera Vetorazzo e Diva Vetorazzo (falecida).

 

Organizou e inaugurou o primeiro cinema em Votorantim, trabalhando por muitos anos, Como proprietário e cinegrafista.

 

Mudou-se para Sorocaba, onde montou uma fundição de ferro e bronze, na qual com muita habilidade, ele mesmo desenhava e moldava as peças, que na maioria das encomendas eram para Indústrias de São Paulo e Rio de Janeiro e Estrada de Ferro Sorocabana.

 

Fundiu para a catedral, pedestal com castiçal de bronze, sinos para igrejas, como para a igreja São João Batista de Votorantim. Fundia também fornos para padarias e para a Indústria Votorantim.

 

Recebeu nessa época diploma de consagração pública (honra ao mérito) devido a perfeição de seus trabalhos, sempre foi homem ativo, honesto e trabalhador.

 

Em Sorocaba trabalhou também na fábrica de enxadas que ficava na rua XV de novembro, nessa firma, montou a fundição a pedido dos proprietários Dr. Rossi e o Sr. Thomas, fundição essa que foi o começo da metalúrgica Nossa Senhora Aparecida.

 

Foi proprietário da primeira linha de ônibus entre Sorocaba e Itapetininga, e teve também padaria e armazém.

 

Gostava de esportes, jogou futebol no 1° time do Clube Savóia de Votorantim, jogou contra Palestra Itália na inauguração do novo campo do Savóia no ano de 1922 (lxl).

 

Tinha grande amor pela sua pátria, mas seu coração era mesmo sorocabano, onde seus filhos foram criados.

 

Faleceu aos dez dias do mês de agosto de 1967, como cidadão italiano mas de coração brasileiro sorocabano, enlutando seus filhos e esposa, pois foi um ótimo pai, dando conselhos de trabalho, caráter e competência a todos, e todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

 

Por todos esses fatores é que submeto à apreciação do Egrégio Plenário a perpetuação do honrado nome do senhor Luiz Vetorazzo, a uma via pública de nossa cidade.

 

S/S., 20 de outubro de 2010.

 

MÁRIO MARTE MARINHO JÚNIOR

Vereador.